CONTEÚDOS 4º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
1º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Argumentação coerente;
- Ampliação do vocabulário.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação
Texto Literário em prosa
Conto, piada e poema
Texto Literário em verso
Acróstico, letras de música e poesia
Texto Epistolar
Aviso e bilhete
Texto Publicitário
Anúncio
Texto Instrucional
Regras de convivência
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Seqüência Alfabética;
- Encontro Consonantal;
- Dígrafo;
- Irregularidades ortográficas (S/Z/Ç/C/G/J/X/CH/H inicial);
- Formação de palavras (prefixo e radical);
- Regras de acentuação;
- Sinais de pontuação;
- Paragrafação;
- Substantivo próprio e comum;
- Artigo definido e indefinido.
MATEMÁTICA
1º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Ampliação do sistema de numeração decimal (UDC de milhar);
- Números naturais: leitura e escrita;
- Ordens, classes;
- Operações fundamentais envolvendo números naturais;
- Adição e subtração: operações inversas;
- Sistema de numeração romana até 30;
- Geometria: polígonos;
- Medida de tempo: calendário e relógio;
- Medida de comprimento;
- Gráfico e tabela;
- Sistema monetário;
- Tabuada: revisão do 2, 3, 4 e 5.
HISTÓRIA
1º BIMESTRE
MUNICÍPIO
- O município de Sinop: criação; colonização, emancipação política, evolução histórica;
- Administração municipal: prestação de serviços públicos;
- Direitos e deveres do cidadão.
GEOGRAFIA
1º BIMESTRE
MEIO URBANO
- Espaço urbano;
- População urbana;
- Migrantes e imigrantes;
- Trânsito.
EDUCAÇÃO FÍSICA
1º BIMESTRE
- Socialização;
- Avaliação Antropométrica (básica): peso, altura, envergadura;
- História da educação física (teoria);
- Evolução da educação física (teoria);
- Capacidades Físicas: resistência; flexibilidade; coordenação, velocidade, agilidade, equilíbrio, força;
- Jogos pré-desportivos;
ARTE
1° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Pintura (materiais diversos);
- Desenho livre ou orientado;
- Leitura (literatura infantil) e produções visuais.
DANÇA
- Corpo e espaço;
- Variação do tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração.
MÚSICA
- Som e silêncio (reconhecimento dos sons);
- Intensidade do som;
- História sonorizada;
- Jogos musicais;
- Canções ritmadas.
TEATRO
- Jogos de atenção, observação, concentração e improvisação.
INGLÊS
1º BIMESTRE
- Revisar greetings;
- Classroom actions/comands: Sit down! Go to the blackboard! Write your name! Read page… Eraser your name. Open/close your book! (Ações da sala de aula/comandos: Sente-se! Vá ao quadro! Escreva seu nome. Leia a página… Apague seu nome. Abra/Feche seu livro!);
- In the classroom: (Na sala de aula) revisão: teacher, students, friends, pencil, notebook, book, table, chair, pen, eraser, chalk, desk, backpack, wastebasket (professor(a), alunos, amigos, lápis, caderno, livro, mesa, cadeira, caneta, borracha, giz, carteira, mochila); acrescentar: calculator, mechanical pencil, pencil sharpener, ruler, fan, wastebasket, blackboard/whiteboard, pencil case (calculadora, lapiseira, apontador, régua, ventilador, lixeira, quadro, estojo);
- My family: review;
- Colors: revisar as cores aprendidas nas séries anteriores e acrescentar: dark (escuro) e ligth (claro);
- Vegetables: carrot, cucumber, potato, tomato, onion, garlic, lettuce, beet (Vegetais: cenoura, pepino, tomate, cebola, alho, alface, beterraba);
- Commemorative Dates: Easter (Páscoa) - Easter Bunny, Easter egg (coelho da Páscoa, ovo de Páscoa) e outros símbolos.
2º BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA
2º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Argumentação coerente;
- Ampliação do vocabulário.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação
Texto Literário em prosa História em quadrinhos, poema e conto
Texto Literário em verso
Poesia, acróstico e quadrinha
Texto Epistolar
Cartão
Texto Publicitário
Cartaz
Texto Instrucional
Receitas
Texto Jornalístico
Reportagem
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Seqüência alfabética;
- Paragrafação;
- Sinais de pontuação (travessão/ponto final/exclamação e interrogação);
- Substantivos simples e composto;
- Ortografia;
- Verbos 1ª conjugação do Modo Indicativo.
MATEMÁTICA
2º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Ampliação do sistema de numeração decimal;
- Antecessor e sucessor;
- Números ímpares e pares;
- Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo;
- Operações fundamentais envolvendo números naturais;
- Multiplicação e divisão: operações inversas;
- Números ordinais até 50;
- Gráfico e tabela;
- Geometria: ângulos;
- Medida de tempo;
- Medida de massa;
- Sistema monetário;
- Tabuada do 6 e 7.
HISTÓRIA
2º BIMESTRE
INDÚSTRIA
- Tipos de indústria;
- Atividades industriais locais;
- Festas populares.
GEOGRAFIA
2º BIMESTRE
MEIO RURAL
- Espaço rural;
- População rural;
- Êxodo rural;
- Trânsito.
EDUCAÇÃO FÍSICA
2º BIMESTRE
- Primeiros socorros: prevenção;
- Ginástica: elementos corporais;
- Saltos, corridas, giros, equilíbrio;
- Jogos pré-desportivos;
ARTE
2° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Recorte e colagem;
- Apreciação, estudo e releitura de obras de artistas nacionais e regionais;
- Histórias em quadrinhos (trabalhar a estética, margem, disposição, etc.).
DANÇA
- Movimentos primitivos e atuais;
- Direção, duração, tamanho e plano.
MÚSICA
- Apreciação musical;
- Duração do som;
- Registro Gráfico;
- Jogos musicais;
- Canções ritmadas.
TEATRO
- Expressão corporal, plástica e sonora.
INGLÊS
2º BIMESTRE
- Parts of the body: (Partes do corpo) revisão: head, shoulder, knee, foot, ear, nose, eye, mouth, hand, leg (cabeça, ombro, joelho, orelha, nariz, olho, boca, mão, perna);
- Numbers: review (0-20) acrescentar até 30;
- Revisar frutas;
- Opposites (adjectives): old/new, cheap/expensive, ugly/beautiful, long/short, big/small (velho/novo, barato/caro, feio/bonito, comprido/curto, grande/pequeno);
- Means of communication;
- Occupations: teacher, student, dentist, doctor, painter, driver, housewife, mechanic, secretary, maid, business man/woman, hairdresser, singer (Ocupações/profissões: professor(a), aluno(a), dentista, pintor(a), motorista, dona de casa, mecânico, secretário(a), empregada doméstica, empresário(a), cabeleireiro(a), cantor(a));
- Commemorative Dates: Mother's Day (dia das mães).
3º BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA
3º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Argumentação coerente;
- Ampliação do vocabulário;
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação
Texto Literário em prosa Lenda, história em quadrinhos e parlendas
Texto Literário em verso Trava-língua, cantigas de roda e poesia
Texto Epistolar
Convite
Texto Publicitário
Propaganda
Texto Instrucional
Regras de jogo
Texto Jornalístico
Entrevista
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
- Introdução ao uso de pronome;
- Sinais de pontuação;
- Adjetivo;
- Advérbios;
- Artigo;
- Concordância Verbal e Nominal;
- Dígrafo;
- Sinônimo e Antônimo;
- Ortografia;
- Verbos da 2ª conjugação do Modo Indicativo.
MATEMÁTICA
3º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Multiplicação por 10, 100, 1000 de números naturais;
- Números racionais na sua representação fracionária;
- Números racionais na sua representação decimal;
- Operações com números racionais;
- Geometria: Triângulos;
- Medida de capacidade;
- Sistema monetário;
- Gráficos e tabelas;
- Tabuada do 8.
HISTÓRIA
3º BIMESTRE
COMÉRCIO
- Comércio de Sinop;
- Tipos de comércio;
- Contribuição para o desenvolvimento do município;
- Transporte no comércio;
- Meios de comunicação.
GEOGRAFIA
3º BIMESTRE
SINOP
- Colonização;
- Localização geográfica;
- Aspectos econômicos, sociais e culturais;
- A degradação ambiental.
EDUCAÇÃO FÍSICA
3º BIMESTRE
- Avaliação Antropométrica;
- Ginástica com materiais: corda, arco, bola e bastão;
- Danças: folclóricas, populares, jogos rítmicos;
- Expressões corporais;
- Jogos pré-desportivos;
ARTE
3° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Confecção de cartazes, cartões, dobraduras, convites, fantoches, máscaras e maquetes;
- Produções utilizando materiais diversos (argila, jornal, serragem, cola, madeira e materiais recicláveis).
DANÇA
- Gestos e movimentos (imitação, improvisação, recriação);
- Criação de pequenas coreografias;
- História da dança (iniciação).
MÚSICA
- Altura do som; registro gráfico;
- Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
- Folclore (jogos musicais e canções ritmadas).
TEATRO
- Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).
INGLÊS
3º BIMESTRE
- The house: (a casa) kitchen: sink, stove, refrigerator, table, chair (Cozinha: pia, fogão, geladeira, mesa, cadeira); bedroom: bed, wardrobe, pillow, blanket (Quarto: cama, guarda-roupa, travesseiro, cobertor); living-room: TV set, stereo, sofa, telephone (Sala de estar: televisão, aparelho de som, sofá, telefone); bathroom: mirror, shower, toilet, towel (Banheiro: espelho, chuveiro, vaso sanitário, toalha);
- Garden: flowers, grass (Jardim: flores, grama);
- Animals: review;
- Means of transportation: review;
- Clothes: T-shirt, shirt, jacket, shorts, dress, pants, jeans, skirt, cap, sneakers, socks, shoes, boots, uniform (Roupas: camiseta, camisa, jaqueta, vestido, calças, jeans, saia, boné, tênis, meias, sapatos, botas, uniforme);
- How many;
- Articles (a/an, the);
- Commemorative Dates: Father's Day (dia dos pais).
4º BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA
4º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
- Articulação correta das palavras;
- Clareza e objetividade;
- Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
- Ouvir com atenção;
- Entonação adequada ao texto;
- Argumentação coerente;
- Ampliação do vocabulário.
PRÁTICA DE LEITURA
- Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação
Texto Literário em prosa Histórias em quadrinhos, provérbios e diário*
Texto Literário em verso
Poesia e cantigas de roda
Texto Epistolar
Carta e e-mail
Texto Instrucional
Folhetos
Texto Publicitário
Outdoor
Texto Jornalístico
Gráficos e tabelas
MATEMÁTICA
4º BIMESTRE
- Sistema de numeração decimal;
- Divisão por 10, 100, 1000 de números naturais;
- Operações com números naturais;
- Números racionais na sua representação fracionária e decimal;
- Operações com números racionais;
- Medidas de comprimento, massa e capacidade;
- Sistema monetário;
- Geometria: quadriláteros;
- Gráficos e tabelas;
- Tabuada do 9.
HISTÓRIA
4º BIMESTRE
AGRICULTURA E PECUÁRIA
- A agricultura;
- Meios de comunicação usados na zona rural;
- Contribuição á vida rural e urbana;
- Relação pecuária x comércio x indústria;
- Tipos de pecuaria;
- Cultura afro-brasileira.
GEOGRAFIA
4º BIMESTRE
SINOP
- Relevo;
- Clima;
- Vegetação;
- Hidrografia.
EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
- Jogos pré-desportivos e intelectuais;
- Xadrez (iniciação as regras);
- Jogos sensoriais e recreativos;
ARTE
4° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
- Estudo e releitura de obras de arte;
- Produções informatizadas.
DANÇA
- Montagem das coreografias, observando o ritmo e a expressão corporal;
- Pesquisas das diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais.
MÚSICA
- Montagem de partituras criativas;
- Timbre do som;
- Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
- Jogos musicais;
- Canções ritmadas.
TEATRO
- Jogos improvisação com estabelecimento de regras.
INGLÊS
4º BIMESTRE
- Toys: review;
- Revisar food and drink (comida e bebida); breakfast: orange juice, cookies, bread, cheese, milk, butter, cake, coffee, a cup of… a glass of… (Café da manhã: suco de laranja, bolachas, pão, queijo, leite, manteiga, bolo, café, uma xícara de..., um copo de...);
- Demonstrative pronouns;
- Seasons: fall, summer, spring, winter (Estações: outono, verão, primavera e inverno);
- General review;
- Fala, leitura e escrita de frases e pequenos textos (verbos e demais componentes estruturais para formação de sentenças);
- Vocabulary;
- Commemorative Dates: Children's Day (Dia das Crianças); Christmas: Merry Christmas, the birth of Jesus, Santa Claus, presents/gifts, etc (Natal: Feliz Natal, Nascimento de Jesus, Papai Noel, presentes, etc).
Proposta Curricular de Ciências – 4º Ano do
Ensino Fundamental
Temas: Água, Terra, Cadeia Alimentar, Ambiente
natural modificado e Ser humano e saúde.
1º Bimestre
- Reconhecer que a Terra vem sofrendo grandes transformações;
- Relacionar o saneamento básico à preservação do ambiente e da saúde das populações;
- Identificar os estados físicos da água;
- Reconhecer o ciclo da água;
- Reconhecer as necessidades do tratamento da água e dos esgotos relacionando-os à defesa da saúde e à preservação do ambiente;
- Conhecer as diferentes camadas da Terra e suas funções;
- Reconhecer principais tipos de rocha, solos e algumas transformações da superfície terrestre (erosão);
- Reconhecer a necessidade de preservação evitando o desperdício;
- Avaliar as conseqüências da ação do homem para a vida no planeta.
2º
Bimestre
- Identificar plantas clorofiladas como seres vivos produtores do próprio alimento;
- Reconhecer a fotossíntese como o processo de produção de alimentos pelos vegetais;
- Entender as etapas da reprodução de algumas espécies de vegetais: a polinização, fecundação e germinação das sementes;
- Perceber que existem vegetais prejudiciais à saúde do homem.
3º
Bimestre
- Conhecer os microrganismos e como eles vivem;
- Identificar os componentes de uma cadeia alimentar;
- Identificar os tipos de microorganismos que são utilizados pelo homem;
- Identificar, em uma cadeia alimentar, as relações da dependência dos seres vivos;
- Conhecer alguns componentes do ar;
- Reconhecer os prejuízos causados pela poluição do ar;
- Conhecer o papel dos microrganismos como decompositores;
- Reconhecer e classificar animais vertebrados e invertebrados;
- Diferenciar os animais por seus hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros ou onívoros;
- Identificar as estrutura de reprodução de algumas espécies de animais.
4º
Bimestre
- Reconhecer o corpo humano como um todo integrado onde existem vários órgãos com funções diferentes;
- Relacionar higiene, alimentação adequada e vacinação à preservação da Saúde;
- Identificar o cérebro como órgão que controla o funcionamento do corpo humano;
- Reconhecer a importância do lazer e do repouso para a saúde mental e física;
- Identificar alguns órgãos do sistema digestivo relacionando-os ao processo da digestão;
- Reconhecer a função dos rins e da bexiga na eliminação de substâncias tóxicas pelo organismo;
- Reconhecer que as comunidades, prefeituras e o serviço de saúde pública são responsáveis por medidas que visam manter a higiene do ambiente;
- Identificar os principais órgãos do sistema respiratório e circulatório e as funções;
- Identificar algumas atitudes que a população deve desenvolver para manter a higiene do ambiente;
- Valorizar hábitos de higiene social necessários à convivência saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário