CONTEÚDO 3º ANO

 

1º Bimestre

PORTUGUÊS:

LÍNGUA ORAL

-              Articulação correta das palavras;
-              Clareza e objetividade;
-              Seqüência lógica;
-              Ouvir com atenção;
-              Entonação adequada ao texto.

PRÁTICA DE LEITURA

-              Leitura para apreensão das idéias;
-              Leitura para fluência, ritmo e entonação.
Texto Literário em prosa             Agenda, conto e piada
Texto Literário em verso             Letras de música, acróstico e poesia
Texto Epistolar Bilhete
Texto Publicitário            Anúncio
Texto Instrucional           Regras de convivência, listas e calendário
Texto Jornalístico            Entrevista
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO
-              Nome completo;
-              Segmentação da escrita em palavras;
-              Agrupamento de palavras com a mesma letra;
-              Lista temática;
-              Pequenos textos a partir de gravura;
-              Seqüência do alfabeto;
-              Ampliação de frases;
-              Revisão de pontuação (ponto final, vírgula e travessão);
-              Paragrafação e margem;
-              Encontro vocálico e consonantal;
-              Palavras com dígrafos;
-              Palavras com mesmo som de S, R, L, Z no final.

MATEMÁTICA

-              Sistema de numeração decimal;
-              Seqüência numérica até 500;
-              História dos números;
-              Relação entre quantidades;
-              Seriação numérica;
-              Registro de quantidades;
-              Leitura e escrita de números;
-              Ordem crescente e decrescente;
-              Sucessor e antecessor;
-              Unidade, dezena e centena;
-              Pares e ímpares;
-              Valor posicional dos algarismos;
-              Operações: adição e subtração;
-              Medida de tempo: Calendário escolar;
-              Medida de comprimento;
-              Geometria: esferas e cilindros;
-              Gráficos e tabelas;
-              Tabuada do 2.

HISTÓRIA

CONTEXTO SOCIAL
-              Eu e família;
-              Escola;
-              Bairro;
-              Moradia;
-              Profissões dos moradores dos bairros.

GEOGRAFIA

LOCALIZAÇÃO ESPACIAL
-              Bairro;
-              Localização;
-              Quarteirão da escola;
-              Serviços públicos do bairro;
-              Endereço da casa e da escola;
-              Trânsito: sinalização básica.

CIÊNCIAS

CORPO HUMANO
-              Desenvolvimento;
-              Fases da vida;
-              Saúde e higiene;
-              Alimentação.

ARTE

ARTES VISUAIS
-              Pintura (materiais diversos);
-              Desenho livre ou orientado;
-              Leitura (literatura infantil) e produções visuais.

DANÇA
-              Corpo e espaço.

MÚSICA
-              Som e silêncio (reconhecimento dos sons);
-              Intensidade do som;
-              História sonorizada;
-              Jogos musicais;
-              Canções ritmadas.

TEATRO
-              Jogos de atenção, observação, concentração e improvisação.

INGLÊS

-              Greetings: (Cumprimentos) revisão: Hi, hello, bye, goodbye; acrescentar: Good morning, good afternoon, good evening, good night (Bom dia, boa tarde, boa noite - chegada e saída);
-              I, you, it, boy, girl (Eu, você, ele (neutro), menino, menina);
-              The school: (A escola) revisão: school, teacher, students, friends, pencil, notebook, book, table, chair (escola, professor(a), alunos, amigos, lápis, caderno, livro, mesa, cadeira); acrescentar: pen, eraser, chalk, desk, backpack (caneta, borracha, giz, carteira, mochila);
-              Family members: (Membros da família) revisão: father, mother, brother, sister, baby, grandfather, grandmother, uncle, aunt, cousin (pai, mãe, irmão, irmã, bebê, avô, avó, tio, tia, primo(a));
-              Colors: (Cores) revisão: blue, red, green, yellow, white, pink, black, orange, brown (azul, vermelho, verde, amarelo, branco, rosa, preto, laranjado, marrom); acrescentar: purple, gray (roxo, cinza);
-              What color is it? (qual é a cor?/de que cor é?);
-              Commemorative Dates: Easter (Páscoa) - Easter Bunny, Easter egg (coelho da Páscoa, ovo de Páscoa) e outros símbolos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

-              Socialização;
-              Avaliação Antropométrica; peso, altura, envergadura;
-              Capacidade Física: resistência, flexibilidade, coordenação, velocidade, agilidade, equilíbrio, força;
-              Orientação espaço temporal: lateralidade, direção, trajetória, localização, velocidade de ação e reação;
-              Jogos sensoriais: percepção tátil, visual, auditiva;
-              Xadrez.


2º Bimestre
PORTUGUÊS

LÍNGUA ORAL

-              Articulação correta das palavras;
-              Clareza e objetividade;
-              Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-              Ouvir com atenção;
-              Entonação adequada ao texto;
-              Argumentação coerente;
-              Ampliação do vocabulário.

PRÁTICA DE LEITURA

-              Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa             História em quadrinhos, poema e conto
Texto Literário em verso
                Poesia, acróstico e quadrinha
Texto Epistolar
                Cartão
Texto Publicitário
                Cartaz
Texto Instrucional
                Receitas
Texto Jornalístico
                Reportagem

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
 leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-              Seqüência alfabética;
-              Paragrafação;
-              Sinais de pontuação (travessão/ponto final/exclamação e interrogação);
-              Substantivos simples e composto;
-              Ortografia;
-              Verbos 1ª conjugação do Modo Indicativo.

MATEMÁTICA

-              Sistema de numeração decimal;
-              Seqüência numérica até 800;
-              Leitura, escrita de números;
-              Valor posicional dos algarismos;
-              Agrupamento de 10 em 10;
-              Pares e ímpares;
-              Antecessor e sucessor;
-              Unidade, dezena e centena;
-              Operações: Adição, subtração, multiplicação e divisão;
-              Números ordinais até 30;
-              Medida de tempo e calendário;
-              Medida de capacidade;
-              Geometria: Cubos e quadrados;
-              Sistema monetário;
-              Gráfico e tabela;
-              Dobro e metade;
-              Tabuada do 3.

HISTÓRIA

MEIO URBANO
-              Surgimento das cidades;
-              Levantamento das principais instituições da cidade: escolas, creches, orfanatos, hospitais, posto de saúde, centros de lazer, fábricas;
-              Grupos sociais que compõem cidade.

GEOGRAFIA

MEIO URBANO
-              Bairros de Sinop;
-              Tipos de cidades;
-              Limpeza e conservação da cidade;
-              Trânsito: poluição sonora e atmosférica;
-              Estações do ano.

CIÊNCIAS

RECURSOS NATURAIS
-              Água;
-              Ar;
-              Solo;
-              Luz solar;
-              Seres vivos e não vivos;
-              Preservação.

EDUCAÇÃO FÍSICA

-              Noções de primeiros socorros;
-              Jogos cooperativos;
-              Ginástica: (psicomotricidade);
-              Atividades com o corpo;
-              Atividades com materiais (corda, bastão, arcos e bolas);
-              Xadrez;

ARTES VISUAIS
-              Recorte e colagem;
-              Apreciação, estudo e releitura de obras de artistas nacionais e regionais;
-              Histórias em quadrinhos (trabalhar a estética, margem, disposição, etc.).

DANÇA
-              Variação do tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração;
-              Movimentos primitivos e atuais.

MÚSICA
-              Apreciação musical;
-              Duração do som;
-              Registro Gráfico;
-              Jogos musicais;
-              Canções ritmadas.

TEATRO
-              Expressão corporal, plástica e sonora.

INGLÊS

-              Parts of the body: (Partes do corpo). Revisão: head, shoulder, knee, foot, ear, nose, eye, mouth, hand, leg (cabeça, ombro, joelho, orelha, nariz, olho, boca, mão, perna); acrescentar: tongue, nail, finger, toe, arm, (língua, unha, dedo, dedo do pé, braço);
-              Numbers: (Números). Revisão: one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, ten, eleven, twelve (números até 12). Acrescentar: thirteen, fourteen, fifteen, sixteen, seventeen, eighteen, nineteen, twenty (13 a 20);
-              How many…? (Quantos…?);
-              Fruits;
-              Adjectives: big, small, fat, thin, beautiful, ugly (adjetivos: grande, pequeno, gordo, magro, bonito, feio);
-              Commemorative Dates: Mother's Day (dia das mães).

3º Bimestre
PORTUGUÊS

LÍNGUA ORAL

-              Articulação correta das palavras;
-              Clareza e objetividade;
-              Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-              Ouvir com atenção;
-              Entonação adequada ao texto;
-              Argumentação coerente;
-              Ampliação do vocabulário;

PRÁTICA DE LEITURA

-              Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa             Lenda, história em quadrinhos e parlendas
Texto Literário em verso             Trava-língua, cantigas de roda e poesia
Texto Epistolar
                Convite
Texto Publicitário
                Propaganda
Texto Instrucional
                Regras de jogo
Texto Jornalístico
                Entrevista

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-              Introdução ao uso de pronome;
-              Sinais de pontuação;
-              Adjetivo;
-              Advérbios;
-              Artigo;
-              Concordância Verbal e Nominal;
-              Dígrafo;
-              Sinônimo e Antônimo;
-              Ortografia;
-              Verbos da 2ª conjugação do Modo Indicativo.

MATEMÁTICA

-              Sistema de numeração decimal;
-              Seqüência numérica até 1.000;
-              Leitura e escrita de números;
-              Valor posicional dos algarismos;
-              Pares e ímpares;
-              Antecessor e sucessor;
-              Dobro e triplo;
-              Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema simples;
-              Números Romanos até 20;
-              Medida de tempo: calendário e relógio;
-              Medida de massa;
-              Sistema monetário brasileiro;
-              Geometria: retângulos e paralelepípedos;
-              Gráficos e tabelas;
-              Tabuada do 4.

HISTÓRIA

MEIO RURAL
-              Atividades econômicas;
-              Educação;
-              Cultura;
-              Meios de comunicação;
-              Meios de transporte.

GEOGRAFIA

MEIO RURAL
-              Atividades desenvolvidas no meio rural (econômico e cultural);
-              Meios de transporte;
-              Meios de comunicação;
-              Elementos naturais.

CIÊNCIAS

PLANTAS
-              Partes e funções;
-              Reprodução;
-              Utilidades;
-              Tipos de plantas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

-              Avaliação Antropométrica;
-              Danças: danças folclóricas, expressão corporal: (usando o lúdico, mímicas, teatro), jogos rítmicos, danças recreativas;
-              Jogos recreativos;
-              Coordenação-motora (ampla e fina);
-              Viso-motora;
-              Jogos de Mesas;

ARTE

ARTES VISUAIS
-              Confecção de cartazes, cartões, convites;
-              Dobraduras.

DANÇA
-              Direção, duração, tamanho e plano;
-              História da dança (iniciação).

MÚSICA
-              Altura do som;
-              Registro gráfico;
-              Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
-              Folclore (jogos musicais e canções ritmadas).

TEATRO
-              Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).

INGLÊS

-              Parts of the house: bedroom, kitchen, living room, bathroom (Partes da casa: quarto, cozinha, sala de estar, banheiro);
-              Animals: (Animais) Revisão: cat, dog, rabbit, fish, bird, mouse, monkey, lion, cow, duck (gato, cachorro, coelho, peixe, pássaro, rato, macaco, leão, vaca, pato). Acrescentar: pig, elephant, horse, sheep, chicken (porco, elefante, cavalo, ovelha, galinha);
-              Demonstrative pronouns: This/that (Este, esta);
-              Means of transportation: bus, car, motorcycle, bicycle/bike, (meios de transporte: ônibus, carro, moto, bicicleta);
-              Clothes: (roupas) Shorts, T-shirt, shoes, socks, dress, jeans (bermuda, camiseta, sapato, vestido, jeans);
-              Commemorative Dates: Father's Day (dia dos pais).

4º Bimestre
LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA ORAL

-              Articulação correta das palavras;
-              Clareza e objetividade;
-              Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-              Ouvir com atenção;
-              Entonação adequada ao texto;
-              Argumentação coerente;
-              Ampliação do vocabulário.

PRÁTICA DE LEITURA

-              Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa             Histórias em quadrinhos, provérbios e diário*
Texto Literário em verso
                Poesia e cantigas de roda
Texto Epistolar
                Carta e e-mail
Texto Instrucional
                Folhetos
Texto Publicitário
                Outdoor
Texto Jornalístico
                Gráficos e tabelas

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
 leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.
         * Diário: pessoal, da classe, de viagem, etc.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-              Ortografia;
-              Concordância Verbal e Nominal;
-              Sinais de pontuação;
-              Discurso Direto e Indireto;
-              Pronome Pessoal do caso reto, oblíquo e de tratamento;
-              Numeral;
-              Sujeito e predicado;
-              Verbos da 3ª conjugação do Modo Indicativo.

MATEMÁTICA

-              Sistema de numeração decimal;
-              Leitura e escrita de números;
-              Valor posicional dos algarismos;
-              Pares e ímpares;
-              Antecessor e sucessor;
-              Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão em situações-problema;
-              Composição de quantidades;
-              Geometria: Pirâmides e prismas;
-              Medidas de tempo: calendário e horas;
-              Medidas de volume;
-              Gráficos e tabelas;
-              Tabuada do 5 e revisão de todas.

HISTÓRIA

O HOMEM E A PAISAGEM
-              Elementos da paisagem;
-              A paisagem se modifica;
-              O trabalho das pessoas e as paisagens;
-              Como os lugares estão organizados;
-              História e cultura afro-brasileira.

GEOGRAFIA

ESPAÇO GEOGRÁFICO
-              O meio ambiente;
-              Relevo;
-              Hidrografia;
-              Clima;
-              Vegetação.

CIÊNCIAS

ANIMAIS
-              Vertebrados e invertebrados;
-              Úteis e nocivos;
-              Domésticos e selvagens.

EDUCAÇÃO FÍSICA

-              Jogos intelectuais;
-              Xadrez (recreação);
-              Jogos recreativos;

ARTE

ARTES VISUAIS
-              Confecções de objetos utilizando materiais diversos (jornal, serragem, madeira, cola e materiais recicláveis);
-              Produções informatizadas.

DANÇA
-              Gestos e movimentos (imitação, improvisação, recriação);
-              Criação de pequenas coreografias.

MÚSICA
-              Montagem de partituras criativas;
-              Timbre do som;
-              Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
-              Jogos musicais e canções ritmadas.

TEATRO
-              Jogos improvisação com estabelecimento de regras.

INGLÊS

-              Food and drink: (Comida e bebida). Revisão: water, tea, milk, soda/soft drink, bread, cookie, cake, popcorn, beans, rice, meat, chocolate, ice-cream, candy (água, chá, leite, refrigerante, pão, bolacha, bolo, pipoca, feijão, arroz, carne, chocolate, sorvete, bala). Acrescentar: bread, egg, coffee, tea, juice (pão, ovo, café, chá, suco);
-              Means of communication: (meios de comunicação)TV, radio, telephone (TV, rádio, telefone);
-              Toys: (brinquedos). Revisão: ball, doll, car, kite, yo-yo, balloon, teddy-bear, bike (bola, boneca, carrinho, pipa, io-io, balão, urso de pelúcia, bicicleta).Acrescentar: jump rope, skate, videogame, etc (corda, skate, vídeo game, etc);
-              General review;
-              Commemorative Dates: Children's Day (Dia das Crianças); Christmas: Merry Christmas, the birth of Jesus, Santa Claus, presents/gifts, etc (Natal: Feliz Natal, Nascimento de Jesus, Papai Noel, presentes, etc).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário