CONTEÚDO 1º ANO



1º BIMESTRE

EIXOS TEMÁTICOS: EU E ESCOLA
                                         EU E FAMÍLIA
                                         EU E COMUNIDADE
                                         VALORES ÉTICOS, MORAIS E RELIGIOSOS (IMPOSTOS)
                                         HIGIENE E SAÚDE (DOENÇAS)
                                         PILARES: ZELO/RESPEITO
                                         DATAS COMEMORATIVAS

ORALIDADE
·         Exposição de idéias
·         Relatos de fatos vividos
·         Histórias
·         Sequência alfabética

           LEITURA PELO PROFESSOR:


1)-Gêneros frequentados em atividades permanentes ou ocasionais.

_Textos Epistolares: (bilhetes/aviso);
_Textos literários em prosa: (Agenda/conto/fábula);
_ Textos Jornalísticos: (gráficos/tabelas).

2)- Gêneros Selecionados para Estudo e Aprofundamento em Sequências didáticas do projeto
_ Textos Instrucionais: (Listas/regras de convivência, Rótulos);
_Textos literários em verso: (Acróstico/letra de música e poesia);




CONHECIMENTO LINGUÍSTICO


EU / FAMÍLIA / ESCOLA

_ Conhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras;
_ A origem do nome;
_Nome dos membros da família (Listas – próprio nome);
_ Interpretação de histórias – Sequência lógica;
_ Produção de textos e frases sobre a família, Eu, Escola (coletivo e individual onde o professor é o escriba);
_Palavras contextualizadas; (leitura e escrita)
_Produção livre de desenho e escrita;
_ Diferenciação entre desenho e escrita;
_ Dramatização;
_Ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, cenas, objetos e situações), (verbetes);
_Exploração, reconhecimento e produção de sons;
_Jogos e brincadeiras / cantigas de roda/ faz de conta;
_Direção correta da escrita (lateralidade);
_Diálogos;
_Construção oral e escrita de bilhetes e aviso; (ocasionais);
_Listas, rótulos, acrósticos, músicas, poesias; (gêneros selecionados);
_Encontros vocálicos;


CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
EU

_Lateralidade; (Posição e movimentação de objetos e pessoas no espaço dando informação sobre pontos de referência.
_Quantidades de órgãos do corpo;
_Características físicas (Semelhanças e diferenças: cor da pele, dos olhos, dos cabelos, altura, peso, etc.)
_Formas geométricas; (Planas)
_Cores primárias (mistura de cores);
_Quantidades de letras do nome da criança:
_Relação número X numeral;
_Sequência numérica até 12 ou +
_Representar, contar, ler e registrar os numerais até 12 ou + (em situações problemas)
_registrar o sucessor e o antecessor dos numerais até 12 ou +
_Adicionar e subtrair elementos através de material concreto e oral até 12 ou +, bem como solucionar situações problemas;
_Ser capaz de agrupar elementos obedecendo mais de um critério;
_Dúzia e meia Dúzia;
_Dezena e meia Dezena;
_Ordem crescente e decrescente;
-Calendário (Construção progressiva


FAMÍLIA

_Conjuntos: número dos componentes da família;
_Idade dos componentes da família;
_Igualdade e diferenças entre os componentes da família (maior, menor, alto e baixo);
_Número da casa, telefone, da rua, quadra etc.

ESCOLA

_Calendário (dia da semana, mês, ano);
_Número de alunos, meninos, meninas, janelas, banheiros, cadeiras, mesas, ventiladores etc.
_Comparar formas geométricas com objetos da sala;
_Perto, longe, fora, dentro, em cima, embaixo, grande, pequeno, grosso, fino;
_número de funcionários da escola;
_Utilizar palavras como: ontem, hoje e amanhã.


CONHECIMENTO SOCIAL

EU

_Conhecimento do EU;
_História do nome;
_História da vida da criança;
_História do aniversário;
_Etapas da vida – desenvolvimento
_Autonomia e limites.

FAMÍLIA
_A criança como membro da família;
_Componentes da família e suas respectivas funções;
_Valorização da história de vida das famílias;
_Diferentes famílias e de diversos costumes e valores;
_Localização do endereço residencial;

ESCOLA
_Direitos e deveres do aluno;
_Nome da escola e endereço;
_História do nome da escola;
_Funcionários da escola e suas respectivas funções;
_Percurso de casa a escola (e transporte utilizado);
_Conhecimento do espaço físico da escola;
_Valorização da escola na vida da criança;
_História da escola;




CONHECIMENTO NATURAL

EU

_Conhecer o corpo e suas partes;
_Conhecimento das etapas da vida (Desenvolvimento);
_Aquisição de hábitos que resultem em saúde do corpo;
_Órgãos dos sentidos;
_Higiene (Corporal, bucal, alimentar);

FAMÍLIA

_Higiene doméstica (alimentos, utensílios domésticos, limpeza da casa, lixo etc.);
_Saúde da família (Vacinação, prevenção de doenças);
_Cuidados com alimentação;

ESCOLA

_Higiene escolar (sala, carteiras, materiais, pátio etc.);
_Hábitos alimentares (merenda);
_prevenção do ambiente escolar.



2º BIMESTRE

EIXOS TEMÁTICOS:: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
                                     DOENÇAS TÍPICAS DA REGIÃO
                                     AS PLANTAS
                                     PILARES (RESPONSABILIDADE/SINCERIDADE)   

   
ORALIDADE
·         Exposição de idéias
·         Relatos de fatos vividos
·         Histórias
·         Sequência  alfabética


           LEITURA PELO PROFESSOR:


1)-Gêneros frequentados em atividades permanentes ou ocasionais.

 _Textos literários em prosa: (Agenda/conto/fábula);
_ Textos Jornalísticos: (manchete, noticias, gráficos e tabelas).

2)- Gêneros Selecionados para Estudo e Aprofundamento em Sequências didáticas do projeto
_Textos literários em verso: (Acróstico/ quadrinhos, poesia, trava-língua, parlenda;
Textos instrucionais (receitas, listas, bilhetes, cartas, cartão, verbetes rótulos).







CONHECIMENTO LINGUÍSTICO

_Músicas;
_Poesias, trava-línguas, parlendas (literário versos)
_Histórias (lidas, contadas e também criadas pelas crianças)
_Textos (revistas, jornais, receitas, etc.)
_Palavras contextualizadas (lixo, água, árvores, plantas, etc.)
_Alfabeto (as 4 formas)
_Leitura  e escrita do alfabeto
_Nomes próprios
_Desenhos e pinturas (livres e dirigidas)
_Dramatizações
_Danças
_Relatos de passeios (orais, escritos e desenhos)
_Construção de palavras, frases e textos individuais e coletivos (Receitas. Listas, cartões)
_Relacionar palavras aos respectivos desenhos.
_ Encontros vocálicos (OBS: através dos textos e palavras contextualizadas, destacar as vogais e consoantes.)
_Manchetes, notícias
_Rótulos e verbetes


CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO


_ Lateralidade; (Posição e movimentação de objetos e pessoas no espaço dando informação sobre pontos de referência.
_Números: quantidades de árvores na escola, cestos de lixo, materiais, etc.
_Lateralidade e conceitos básicos: esquerda e direita, árvores mais alta/baixa, grossa/fina, etc.
_Conjuntos: de pássaros, árvores, materiais, tipos de lixo, plantas etc.
_Situações problemas orais, com desenhos e textos inseridos no meio ambiente
_Noção de adição e subtração:
_Cores da natureza
_formas geométricas (Planas)
_Noções de grandeza e capacidades (pequeno/grande, maior/menor, curto/comprido, grosso/fino, alto/baixo, longo/estreito, cheio/vazio, pesado/leve)
_Calendário/ construção progressiva
_Calendário do tempo (Construção progressiva)
_Relação: numero e numeral até...
_Explorar noção de vizinhança de: números, de casa, colegas, etc.
_representar, contar, ler e registrar os numerais até... (Em situações problemas);
_Utilizar palavras como: ontem, hoje e amanhã
_Identificar sinais matemáticos
_Dúzia e meia Dúzia;
_Dezena e meia Dezena;
_Ordem crescente e decrescente;


CONHECIMENTO SOCIAL


Preservação do meio ambiente: (casa, escola, natureza)

_Reflorestamento (porque se torna necessário)
_Realizar passeios  pelos arredores da escola e outros lugares da cidade.
_Preservação escolar (cuidados com a escola e materiais escolares.
_Reciclagem do lixo
_Semana do Mato Grosso (05/05 á 09/05)
_Semana do trânsito (05/05 á 09/05)



CONHECIMENTO NATURAL

 _Higiene corporal
 _Saneamento básico
 _Aquisição de hábitos de higiene que resultem em saúde pessoal e social
 _Plantas: germinação
 _ Partes das plantas
 _Tipos de plantas (Medicinais, nocivas, comestíveis).
 _Doenças típicas da região e infância


3º BIMESTRE

EIXOS TEMÁTICOS: *Preservação do meio ambiente: lixo, desmatamento, erosão, queimadas e doenças respiratórias.
*Município;
*Trânsito;
*Eleições;
*Folclore;
*Datas comemorativas;  
*Pilares (Cidadania);

ORALIDADE
·         Exposição de idéias
·         Relatos de fatos vividos
·         Histórias
·         Sequência  alfabética

           LEITURA PELO PROFESSOR

1)-Gêneros frequentados em atividades permanentes ou ocasionais.

_Textos Jornalísticos: (gráficos/tabelas).
_Textos Publicitários: Anúncio

2)- Gêneros Selecionados para Estudo e Aprofundamento em Sequências didáticas do projeto
_ Textos literários em prosas: Lendas; mitos, piadas, parlendas, fábulas.
_Textos literários em versos: Trava-línguas, advinhas, cantigas de rodas e letra de músicas




CONHECIMENTO LINGUÍSTICO

*Narrar e reproduzir histórias individuais e em grupo
*Produção de palavras, frases e textos coletivos e individuais
*Articulação correta das palavras
*Interpretação
*Ler e registrar o alfabeto
*Reconhecer e escrever o próprio nome e dos colegas
*Agrupar palavras de acordo com o nº de letras
*Palavras contextualizadas (Folclore, Pai, Sinop, Pátria, desmatamento, Queimadas etc.)
*Parlendas e lendas
*Danças e músicas Folclóricas
*Confecção de Álbuns de músicas e outros
*Adivinhações, teatro e dramatizações
*Confecção de máscaras.
*Trabalhos com letra móvel
*Dobraduras
*Desenhos livres

CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

*Representar, ler e registrar os numerais até...
*Completar a sequência numérica até...
*Registrar sucessor e antecessor até...
*Dezena e meia dezena
*Adição e subtração
*Situações problemas que envolvam resultados até  10
*Igualdade e diferença
*Conhecer os diferentes instrumentos de medidas: metro, peso, kg.
*Utilizar calendário
*Identificar dia e noite
*Formas geométricas
*Identificar os sinais de + e -
*Inteiro e metade
*Cores
*Sistema monetário

 
CONHECIMENTO SOCIAL


*Problemas do meio ambiente: (Queimadas, desmatamento)
*História do Folclore (costumes, lendas regionais, historinhas da vovó, vestimentas, brincadeiras, danças folclóricas e conhecimentos populares).
*Município:
*História do Município
*Industrialização e comércio
*Economia do Município
*Órgãos públicos
*Meios de transporte urbano e rural
*Meios de comunicação
*História do nome da cidade (Sigla)
*Trânsito na cidade
*Datas comemorativas

CONHECIMENTO NATURAL


*Benefícios e malefícios causados pelo homem através do lixo, água, queimada e desmatamento
*Folclore: comidas típicas folclóricas (origem, desde o produto primário até chegar à mesa).                                           
*Município:
*Extração da madeira
*Reflorestamento
*Cuidado com o meio ambiente
*Queimadas
*Meios de comunicação: tipos













PREFEITURA DE SINOP
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º ANO

4º BIMESTRE

EIXOS TEMÁTICOS: *Animais;
                                     *Sistema solar;
                                  *Pilares: (justiça)
                                  *Datas comemorativas;
ORALIDADE
·         Exposição de idéias
·         Relatos de fatos vividos
·         Histórias
·         Sequência alfabética

           LEITURA PELO PROFESSOR

1)-Gêneros frequentados em atividades permanentes ou ocasionais.

_Textos Jornalísticos: (gráficos/tabelas).
_Textos Publicitários: Propaganda outdoor;
_Textos instrucionais: Verbetes;

2)- Gêneros Selecionados para Estudo e Aprofundamento em Sequências didáticas do projeto
_ Textos literários em prosas: Histórias em quadrinhos; contos.
_Textos literários em versos: Letras de músicas; cartão

CONHECIMENTO LINGUÍSTICO

*Leitura e escrita do alfabeto
*Produção de palavras, frases e textos coletivo e individual  dentro de um contexto (o professor como escriba, o aluno poderá copiar sua produção)
*Escrever pequenos frases e textos a partir de uma gravura
*Construção de palavras e frases
*Articulação correta das palavras
*Leituras e escritas
*Gênero (masculino - feminino)
*Palavras contextualizadas (Animais, astros, sol, lua, dia, noite, bandeira, paz, natal)
*Cantos
*Histórias, poesias, quadrinhas, músicas, adivinhas etc. (Identificar os diferentes gêneros)
*Dramatização:
*Desenhos livres e dirigidos:
*Dobraduras;
*Recortes;
*Colagem;
*Modelagem;
*Vozes de animais, (imitar os animais);
*Confecção de cartazes, cata-ventos-máscaras



CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO


*Numerais até...
*Representar, contar, ler e registrar os numerais até...
*Registrar sucessor e antecessor até...
*Adição e subtração
*Situações problemas de adição e subtração que dê resultado até 10
*Sistema monetário
*Estabelecer igualdade e diferença
*Agrupamento obedecendo mais de um critério
*Calendário (construção identificando dia, semana, mês e ano)
*Noção de hora e meia hora
*Dúzia e meia dúzia
*Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais fazendo uso de materiais concretos, recursos de cálculos mentais e estimativas.
*Identificar formas geométricas tridimensionais  como:esfera, come, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo, sem o uso obrigatório da terminologia convencional.
*Gráficos e tabelas. (em nível de informação).



CONHECIMENTO SOCIAL


*Animais (alimentação, transportes, comercialização, estimação e animais de jardim);
*Sistema solar:
*Astros
*Orientação pelos astros (Sol, Lua, cruzeiro do sul)
*Horário de verão
*Datas comemorativas

CONHECIMENTO NATURAL


*Animais: Habitat
* Espécies de animais (aquáticos terrestres com pêlo, sem pêlo, úteis e nocivos, etc.)
*Astros (astros do dia e da noite, fases da lua, estações do ano)

ARTES

1º BIMESTRE

Artes Visuais:
*Desenho livre e orientado;
*Pintura com diferentes materiais;
*Produções com materiais diversos (areia, massa, tinta, giz, madeira, plástico, isopor, serragem, tecido, lixa).

Dança:
*Corpo e espaço.

Música:
*Som e silêncio (reconhecimento dos sons);
*Intensidade do som;
*História sonorizada, jogos musicais e canções ritmadas.

Teatro:
*Jogos de atenção, observação, concentração e improvisação

2º BIMESTRE

Artes Visuais:
*Recorte e colagem;
*Produção com materiais recicláveis.

Dança:
*Variação de tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração; movimentos primitivos e atuais.

Música:
*Apreciação musical;
*Duração do som
*Registro Gráfico, jogos musicais e canções ritmadas.

Teatro:
*Expressão corporal, plástica e sonora.



3º BIMESTRE

Artes visuais:
*Cores primárias;
*Produções informatizadas.

Dança:
*Direção, duração, tamanho e plano.
*História da dança (Iniciação)

Música:
*Altura do som;
*Registro Gráfico;
*Fontes sonoras (Experimentação de instrumentos e materiais);
*folclore (jogos musicais e canções ritmadas).

Teatro:
*Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, texto dramáticos, poéticos,    jornalísticos, etc., objetos, situações físicas, imagens e sons).

4º BIMESTRE


Artes Visuais:
*Confecção de cartazes, máscaras, dobraduras e cartões.

Dança:
*Gestos e movimentos (imitação, improvisação, recriação).

Música:
            *Montagem de partituras criativas;
               *Timbre do som;
               *Fontes sonoras (Experimentação de instrumentos e materiais);
               *Jogos musicais e canções ritmadas.

            Teatro:
    *Jogos improvisação com estabelecimento de regras.



LÍNGUA  INGLESA

1º BIMESTRE

 *Greetings: Hi, Hello, Bye.
* I, boy, girl (eu, menino, menina).
* My family: father, mother, brother, sister (minha família: pai, mãe, irmão, irmã);
* the school (school,techer, students, friends) A escola ( escola, professor (a), aluno, amigos).
*Colors: blue, red, green, yellow (cores: azul, vermelho ,  verde, amarelo)
*Datas  comemorativas: Easter (Páscoa) – Easter Bunny, Easter egg (coelho da Páscoa. Ovo da páscoa ) e outros símbolos.

2º BIMESTRE


·         Parts of the body : Face, hand, foot  (partes do corpo: rosto, mão, pé)
·         Numbers: zero, one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, ten (numerous de 0 a 10)
·         Fruit: orange, banana, apple, grape, (Frutas:  laranja, banana, maçã, uva)
·         Adjectives: Big, small (adjetivos: grande, pequeno)
·         Classroom materials: pencil, notebook, table, chair, etc. (material escolar; Lápis, caderno, mesa, cadeira, etc.)
·         Datas comemorativas: mother’s Day (dia das mães).

3º BIMESTRE

*The house: house, door, window, table, chair (a casa, porta, janela, mesa, cadeira)
* Animals: cat, dog, rabbit, BIRD, mouse, monkey (animais: gato, cachorro, coelho, peixe, pássaro, rato, macaco).
*Means of tranportation: bike, car, plane (meios de transporte; bicicleta, carro, ônibus, avião).
* Clothes: pants, t0shirt, shoes (roupas: calças, camiseta, saia, sapatos)
*Datas comemorativas: father’s Day (dia dos pais).



4º BIMESTRE

*Toys: Ball, doll, car, kite (Brinquedos: bola, boneca, carrinho, pipa)
*Food and drink: Bread, Milk (comida e bebida: pão, leite)
*Means of communication: TV, radio, computer, telefhone (meios de comunicação: TV, rádio, computador, telephone).
*general Review.
*Datas comemorativas: Children’s Day (dias das crianças); Christmas: Merry Christmas, the birth of Jesus, Santa Claus, presents/gifts, etc (Natal: feliz natal, nascimento de Jesus, papai Noel, Presentes etc.)





·       ARTES
·       1º Bimestre

·       ARTES VISUAIS

  • Produzir desenho livre e orientado;
  • Desenvolver a capacidade  criadora em pintura com diferentes materiais;
  • Produzir e valorizar trabalhos artísticos com materiais diversos (areia, massa, tinta, giz, madeira, plástico, isopor, serragem, tecido, lixa etc.).

·       DANÇA

·         Explorar o mundo da imaginação e da emoção;
·         Conhecer a si próprio e aos outros;

·       MÚSICA

  • Despertar a percepção dos diferentes sons presentes em seu cotidiano;
  • Desenvolver o senso rítmico através do esquema corporal;
  • Produzir história sonorizada, jogos musicais e canções ritmadas;
  • Usufruir da musicalidade conforme a Lei 11.769/2008.

·       TEATRO

  • Desenvolver as capacidades e as habilidades através de atividades de expressão dramática.


·       2º Bimestre

·       ARTES VISUAIS

  • Ser estimulado em sua percepção visual, coordenação motora e concepção de movimento organizado e integrado;
  • Desenvolver a capacidade criadora ao produzir os trabalhos artísticos com materiais recicláveis.

·       DANÇA

  • Perceber e acompanhar ritmos;
  • Respeitar a diferença motriz (mobilidade motora) e o desempenho individual.

·       MÚSICA

  • Criar e interpretar com musicalidade, desenvolvendo a imaginação e a relação entre emoções e ideias musicais em produções com voz, com o corpo, com diversos materiais sonoros e instrumentos;
  • Desenvolver o senso rítmico através do esquema corporal;
  • Usufruir da musicalidade conforme a  Lei 11.769/2008.

·       TEATRO

  • Estimular a participação em jogos teatrais.




·       3º Bimestre



·       ARTES VISUAIS


  • Reconhecer cores primárias;
  • Criar produções informativas.


·       DANÇA

  • Explorar movimentos livres;
  • Perceber e acompanhar ritmos.


·       MÚSICA

  • Explorar fontes sonoras;
  • Usufruir da musicalidade conforme a  Lei 11.769/2008.
  • Identificar e reproduzir sons do mundo natural e cultural.


·       TEATRO

  • Aperfeiçoar o desempenho na verbalização.




·       4º Bimestre



·       ARTES VISUAIS

  • Confiar em sua capacidade de produzir em arte, respeitando e valorizando suas produções, bem como a dos colegas;
  • Expressar sentimentos, percepções, imaginações, sensibilidade e emoções ao realizar produções artísticas.

·       DANÇA

  • Criar pequenas coreografias;
  • Apreciar as diversas danças como manifestações culturais;
  • Compreender a estrutura  e o funcionamento do seu corpo dentro da dança, interessando-se pela mesma como atividade coletiva.      


·       MÚSICA

  • Relacionar estilos, movimentos artísticos,  músicos e respectivas produções no contexto histórico, social  e geográfico;
  • Perceber as relações entre as produções musicais, as características expressivas e intencionalidade de compositores e intérpretes;
  • Usufruir da musicalidade conforme a  Lei 11.769/2008.


·         TEATRO

  • Desenvolver  habilidade de atenção, concentração, observação, articulando devidamente o discurso falado e o escrito, a expressão corporal, as expressões plásticas, visuais e sonoras.



·       Educação Física


·       1º Bimestre


·       CORPO MOVIMENTO E SAÚDE         

  • Vivenciar as possibilidades e limitações do corpo em movimento ;
  • Vivenciar os movimentos naturais (andar, saltar, subir, rolar, correr, balancear, equilibrar) através de atividades lúdicas;
  • Conhecer-se através da avaliação Antropométrica (básica): peso, altura, envergadura.

·       JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR  

  • Identificar e experimentar os jogos e brincadeiras tradicionais;
  • Identificar e experimentar jogos e brincadeiras cantadas;
  • Identificar e experimentar jogos simbólicos.


·       GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

  • Vivenciar os vários tipos de ginásticas: natural, rítmica desportiva, acrobática, artística, circense, geral, dentre outras;
  • Experimentar as várias possibilidades de movimento e de manuseio de equipamentos próprios da ginástica.


·       DANÇA, CULTURA POPULAR E CRIAÇÃO

  • Reconhecer e vivenciar as diferentes danças e brincadeiras cantadas;
  • Identificar e vivenciar as danças da cultura local, regional, nacional e mundial: siriri, cururu, gauchescas, bumba-meu-boi, quadrilhas, catira, frevo, congada, baião, samba, maracatu etc.
  • 2º Bimestre


·       CORPO MOVIMENTO E SAÚDE         

  • Experimentar atividades lúdicas que desenvolvem as habilidades, perceptivo motoras, tais como: imagem corporal, controle visual motor, coordenação motora geral, coordenação motora fina, propriocepção, orientação espacial, direcionalidade, lateralidade, noção espaço temporal, equilíbrio;
  • Conhecer noções básicas de primeiros socorros.

·       JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR  

  • Identificar e realizar jogos sensoriais;
  • Identificar e vivenciar jogos cooperativos;
  • Identificar vivenciar jogos pré-desportivos;
  • Conhecer e brincar com brinquedos pedagógicos.

·       GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

·         Vivenciar brincadeiras e atividades rítmicas diversificadas com e sem música;
·         Vivenciar os movimentos naturais (andar, saltar, subir, rolar, correr, balancear, equilibrar) através de atividades lúdicas.

·       DANÇA, CULTURA POPULAR E CRIAÇÃO

·         Descobrir as possibilidades de criação de movimentos expressivos respeitando seus ritmos individuais;
·         Desenvolver atividades de imitação e representação simbólica no contexto da dança.


·       3º Bimestre


·       CORPO MOVIMENTO E SAÚDE         

  • Experimentar atividades lúdicas que identifiquem as partes do corpo humano e suas funções;
  • Vivenciar situações lúdicas que eduquem os sentidos e suas funções (audição e ouvir, visão e o olhar, tato e o tocar, paladar e o sentir o gosto, olfato e o sentir o cheiro).


·       JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR  

  • Conhecer e praticar os jogos e brincadeiras da família, das diferentes regiões brasileiras e de outros países;
  • Recriar jogos e brincadeiras;
  • Construir brinquedos com materiais diversos.


·       GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

  • Compor e apresentar frases por meio de gestos;
  • Registrar os conhecimentos aprendidos (através de desenhos ou pequenos textos escritos).


·       DANÇA, CULTURA POPULAR E CRIAÇÃO


  • Valorizar a dança como linguagem estética, produto da cultura humana que pode desenvolver o potencial artístico e criativo das crianças e jovens.

·       4º Bimestre


·       CORPO MOVIMENTO E SAÚDE

  • Vivenciar noções de higiene corporal, com a alimentação e hábitos saudáveis de vida


·       JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR  

  • Participar de festivais de jogos com ênfase na ludicidade e na cooperação;
  • Registrar os conhecimentos aprendidos (através de desenhos ou pequenos textos escritos).


·         GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

  • Registrar (oralidade, escrita, desenho e apresentações) os aspectos conceituais e práticos aprendidos.


·       DANÇA, CULTURA POPULAR E CRIAÇÃO


·         Registrar (escrita, desenho e apresentações coreográficas) os aspectos conceituais e práticos aprendidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário