1º BIMESTRE
EIXOS
TEMÁTICOS: EU E ESCOLA
EU E
FAMÍLIA
EU E
COMUNIDADE
VALORES ÉTICOS, MORAIS E RELIGIOSOS (IMPOSTOS)
HIGIENE E SAÚDE (DOENÇAS)
PILARES:
ZELO/RESPEITO
DATAS
COMEMORATIVAS
ORALIDADE
·
Exposição de idéias
·
Relatos de fatos
vividos
·
Histórias
·
Sequência alfabética
LEITURA
PELO PROFESSOR:
1)-Gêneros frequentados
em atividades permanentes ou ocasionais.
|
_Textos
Epistolares: (bilhetes/aviso);
_Textos
literários em prosa: (Agenda/conto/fábula);
_ Textos Jornalísticos:
(gráficos/tabelas).
|
2)- Gêneros
Selecionados para Estudo e Aprofundamento em Sequências didáticas do projeto
|
_ Textos Instrucionais:
(Listas/regras de convivência, Rótulos);
_Textos
literários em verso: (Acróstico/letra de música e poesia);
|
CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
EU
/ FAMÍLIA / ESCOLA
_
Conhecer o alfabeto e os diferentes tipos de
letras;
_ A origem do nome;
_Nome dos membros da família (Listas – próprio nome);
_ Interpretação de histórias – Sequência lógica;
_ Produção de textos e frases sobre a família, Eu, Escola
(coletivo e individual onde o professor é o escriba);
_Palavras contextualizadas; (leitura e escrita)
_Produção livre de desenho e escrita;
_ Diferenciação entre desenho e escrita;
_ Dramatização;
_Ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, cenas,
objetos e situações), (verbetes);
_Exploração, reconhecimento e produção de sons;
_Jogos e brincadeiras / cantigas de roda/ faz de conta;
_Direção correta da escrita (lateralidade);
_Diálogos;
_Construção oral e escrita de bilhetes e aviso; (ocasionais);
_Listas, rótulos, acrósticos, músicas, poesias; (gêneros
selecionados);
_Encontros vocálicos;
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
EU
_Lateralidade; (Posição
e movimentação de objetos e pessoas no espaço dando informação sobre pontos de
referência.
_Quantidades de órgãos do corpo;
_Características físicas (Semelhanças e diferenças: cor da
pele, dos olhos, dos cabelos, altura, peso, etc.)
_Formas geométricas; (Planas)
_Cores primárias (mistura de cores);
_Quantidades de letras do nome da criança:
_Relação número X numeral;
_Sequência numérica até 12 ou +
_Representar, contar, ler e registrar os numerais até 12 ou
+ (em situações problemas)
_registrar o sucessor e o antecessor dos numerais até 12 ou
+
_Adicionar e subtrair elementos através de material
concreto e oral até 12 ou +, bem como solucionar situações problemas;
_Ser capaz de agrupar elementos obedecendo mais de um
critério;
_Dúzia e meia Dúzia;
_Dezena e meia Dezena;
_Ordem crescente e decrescente;
-Calendário (Construção progressiva
FAMÍLIA
_Conjuntos: número dos componentes da família;
_Idade dos componentes da família;
_Igualdade e diferenças entre os componentes da família
(maior, menor, alto e baixo);
_Número da casa, telefone, da rua, quadra etc.
ESCOLA
_Calendário (dia da semana, mês, ano);
_Número de alunos, meninos, meninas, janelas, banheiros,
cadeiras, mesas, ventiladores etc.
_Comparar formas geométricas com objetos da sala;
_Perto, longe, fora, dentro, em cima, embaixo, grande,
pequeno, grosso, fino;
_número de funcionários da escola;
_Utilizar palavras como: ontem, hoje e amanhã.
CONHECIMENTO SOCIAL
EU
_Conhecimento do EU;
_História do nome;
_História da vida da criança;
_História do aniversário;
_Etapas da vida – desenvolvimento
_Autonomia e limites.
FAMÍLIA
_A criança como membro da família;
_Componentes da família e suas respectivas funções;
_Valorização da história de vida das famílias;
_Diferentes famílias e de diversos costumes e valores;
_Localização do endereço residencial;
ESCOLA
_Direitos e deveres do aluno;
_Nome da escola e endereço;
_História do nome da escola;
_Funcionários da escola e suas respectivas funções;
_Percurso de casa a escola (e transporte utilizado);
_Conhecimento do espaço físico da escola;
_Valorização da escola na vida da criança;
_História da escola;
CONHECIMENTO NATURAL
EU
_Conhecer o corpo e suas partes;
_Conhecimento das etapas da vida (Desenvolvimento);
_Aquisição de hábitos que resultem em saúde do corpo;
_Órgãos dos sentidos;
_Higiene (Corporal, bucal, alimentar);
FAMÍLIA
_Higiene doméstica (alimentos, utensílios domésticos,
limpeza da casa, lixo etc.);
_Saúde da família (Vacinação, prevenção de doenças);
_Cuidados com alimentação;
ESCOLA
_Higiene escolar (sala, carteiras, materiais, pátio etc.);
_Hábitos alimentares (merenda);
_prevenção do ambiente escolar.
2º BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS::
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
DOENÇAS TÍPICAS DA REGIÃO
AS PLANTAS
PILARES
(RESPONSABILIDADE/SINCERIDADE)
ORALIDADE
·
Exposição de idéias
·
Relatos de fatos
vividos
·
Histórias
·
Sequência alfabética
LEITURA
PELO PROFESSOR:
1)-Gêneros frequentados
em atividades permanentes ou ocasionais.
|
_Textos literários em prosa:
(Agenda/conto/fábula);
_ Textos Jornalísticos:
(manchete, noticias, gráficos e tabelas).
|
2)- Gêneros
Selecionados para Estudo e Aprofundamento em Sequências didáticas do projeto
|
_Textos
literários em verso: (Acróstico/ quadrinhos, poesia, trava-língua, parlenda;
Textos
instrucionais (receitas, listas, bilhetes, cartas, cartão, verbetes rótulos).
|
CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
_Músicas;
_Poesias,
trava-línguas, parlendas (literário versos)
_Histórias
(lidas, contadas e também criadas pelas crianças)
_Textos
(revistas, jornais, receitas, etc.)
_Palavras
contextualizadas (lixo, água, árvores, plantas, etc.)
_Alfabeto
(as 4 formas)
_Leitura e escrita do alfabeto
_Nomes
próprios
_Desenhos
e pinturas (livres e dirigidas)
_Dramatizações
_Danças
_Relatos
de passeios (orais, escritos e desenhos)
_Construção
de palavras, frases e textos individuais e coletivos (Receitas. Listas,
cartões)
_Relacionar
palavras aos respectivos desenhos.
_
Encontros vocálicos (OBS: através dos textos e palavras contextualizadas,
destacar as vogais e consoantes.)
_Manchetes,
notícias
_Rótulos
e verbetes
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
_ Lateralidade;
(Posição e movimentação de objetos e pessoas no espaço dando informação sobre pontos de referência.
_Números:
quantidades de árvores na escola, cestos de lixo, materiais, etc.
_Lateralidade
e conceitos básicos: esquerda e direita, árvores mais alta/baixa, grossa/fina,
etc.
_Conjuntos:
de pássaros, árvores, materiais, tipos de lixo, plantas etc.
_Situações
problemas orais, com desenhos e textos inseridos no meio ambiente
_Noção
de adição e subtração:
_Cores
da natureza
_formas
geométricas (Planas)
_Noções
de grandeza e capacidades (pequeno/grande, maior/menor, curto/comprido,
grosso/fino, alto/baixo, longo/estreito, cheio/vazio, pesado/leve)
_Calendário/
construção progressiva
_Calendário
do tempo (Construção progressiva)
_Relação:
numero e numeral até...
_Explorar
noção de vizinhança de: números, de casa, colegas, etc.
_representar,
contar, ler e registrar os numerais até... (Em situações problemas);
_Utilizar
palavras como: ontem, hoje e amanhã
_Identificar
sinais matemáticos
_Dúzia e meia Dúzia;
_Dezena e meia Dezena;
_Ordem crescente e decrescente;
CONHECIMENTO SOCIAL
Preservação
do meio ambiente: (casa, escola, natureza)
_Reflorestamento
(porque se torna necessário)
_Realizar
passeios pelos arredores da escola e
outros lugares da cidade.
_Preservação
escolar (cuidados com a escola e materiais escolares.
_Reciclagem
do lixo
_Semana
do Mato Grosso (05/05 á 09/05)
_Semana
do trânsito (05/05 á 09/05)
CONHECIMENTO NATURAL
_Higiene corporal
_Saneamento básico
_Aquisição de hábitos de higiene que resultem
em saúde pessoal e social
_Plantas: germinação
_ Partes das plantas
_Tipos de plantas (Medicinais, nocivas,
comestíveis).
_Doenças típicas da região e infância
3º BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS: *Preservação do meio ambiente: lixo,
desmatamento, erosão, queimadas e doenças respiratórias.
*Município;
*Trânsito;
*Eleições;
*Folclore;
*Datas comemorativas;
*Pilares (Cidadania);
ORALIDADE
·
Exposição de idéias
·
Relatos de fatos vividos
·
Histórias
·
Sequência alfabética
LEITURA PELO PROFESSOR
1)-Gêneros frequentados em atividades permanentes ou ocasionais.
|
_Textos Jornalísticos: (gráficos/tabelas).
_Textos Publicitários: Anúncio
|
2)- Gêneros Selecionados para Estudo e Aprofundamento em
Sequências didáticas do projeto
|
_ Textos literários em prosas: Lendas; mitos, piadas,
parlendas, fábulas.
_Textos literários em versos: Trava-línguas, advinhas,
cantigas de rodas e letra de músicas
|
CONHECIMENTO
LINGUÍSTICO
*Narrar
e reproduzir histórias individuais e em grupo
*Produção
de palavras, frases e textos coletivos e individuais
*Articulação
correta das palavras
*Interpretação
*Ler
e registrar o alfabeto
*Reconhecer
e escrever o próprio nome e dos colegas
*Agrupar
palavras de acordo com o nº de letras
*Palavras
contextualizadas (Folclore, Pai, Sinop, Pátria, desmatamento, Queimadas etc.)
*Parlendas
e lendas
*Danças
e músicas Folclóricas
*Confecção
de Álbuns de músicas e outros
*Adivinhações,
teatro e dramatizações
*Confecção
de máscaras.
*Trabalhos
com letra móvel
*Dobraduras
*Desenhos
livres
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
*Representar, ler e registrar os numerais até...
*Completar
a sequência numérica até...
*Registrar
sucessor e antecessor até...
*Dezena
e meia dezena
*Adição
e subtração
*Situações
problemas que envolvam resultados até 10
*Igualdade
e diferença
*Conhecer
os diferentes instrumentos de medidas: metro, peso, kg.
*Utilizar
calendário
*Identificar
dia e noite
*Formas
geométricas
*Identificar
os sinais de + e -
*Inteiro
e metade
*Cores
*Sistema
monetário
CONHECIMENTO SOCIAL
*Problemas
do meio ambiente: (Queimadas, desmatamento)
*História
do Folclore (costumes, lendas regionais, historinhas da vovó, vestimentas,
brincadeiras, danças folclóricas e conhecimentos populares).
*Município:
*História
do Município
*Industrialização
e comércio
*Economia
do Município
*Órgãos
públicos
*Meios
de transporte urbano e rural
*Meios
de comunicação
*História
do nome da cidade (Sigla)
*Trânsito
na cidade
*Datas
comemorativas
CONHECIMENTO NATURAL
*Benefícios
e malefícios causados pelo homem através do lixo, água, queimada e desmatamento
*Folclore:
comidas típicas folclóricas (origem, desde o produto primário até chegar à mesa).
*Município:
*Extração
da madeira
*Reflorestamento
*Cuidado
com o meio ambiente
*Queimadas
*Meios
de comunicação: tipos
PREFEITURA
DE SINOP
SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS DO 1º ANO
4º BIMESTRE
EIXOS TEMÁTICOS: *Animais;
*Sistema solar;
*Pilares: (justiça)
*Datas comemorativas;
ORALIDADE
·
Exposição de idéias
·
Relatos de fatos vividos
·
Histórias
·
Sequência alfabética
LEITURA PELO PROFESSOR
1)-Gêneros frequentados em atividades permanentes ou ocasionais.
|
_Textos Jornalísticos: (gráficos/tabelas).
_Textos Publicitários: Propaganda outdoor;
_Textos instrucionais: Verbetes;
|
2)- Gêneros Selecionados para Estudo e Aprofundamento em
Sequências didáticas do projeto
|
_ Textos literários em prosas: Histórias em quadrinhos;
contos.
_Textos literários em versos: Letras de músicas; cartão
|
CONHECIMENTO
LINGUÍSTICO
*Leitura e escrita do alfabeto
*Produção
de palavras, frases e textos coletivo e individual dentro de um contexto (o professor como escriba,
o aluno poderá copiar sua produção)
*Escrever
pequenos frases e textos a partir de uma gravura
*Construção
de palavras e frases
*Articulação
correta das palavras
*Leituras
e escritas
*Gênero
(masculino - feminino)
*Palavras
contextualizadas (Animais, astros, sol, lua, dia, noite, bandeira, paz, natal)
*Cantos
*Histórias,
poesias, quadrinhas, músicas, adivinhas etc. (Identificar os diferentes
gêneros)
*Dramatização:
*Desenhos
livres e dirigidos:
*Dobraduras;
*Recortes;
*Colagem;
*Modelagem;
*Vozes
de animais, (imitar os animais);
*Confecção
de cartazes, cata-ventos-máscaras
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
*Numerais
até...
*Representar,
contar, ler e registrar os numerais até...
*Registrar
sucessor e antecessor até...
*Adição
e subtração
*Situações
problemas de adição e subtração que dê resultado até 10
*Sistema
monetário
*Estabelecer
igualdade e diferença
*Agrupamento
obedecendo mais de um critério
*Calendário
(construção identificando dia, semana, mês e ano)
*Noção
de hora e meia hora
*Dúzia
e meia dúzia
*Calcular
o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais fazendo uso de
materiais concretos, recursos de cálculos mentais e estimativas.
*Identificar
formas geométricas tridimensionais
como:esfera, come, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo, sem o uso
obrigatório da terminologia convencional.
*Gráficos
e tabelas. (em nível de informação).
CONHECIMENTO SOCIAL
*Animais (alimentação, transportes, comercialização,
estimação e animais de jardim);
*Sistema
solar:
*Astros
*Orientação
pelos astros (Sol, Lua, cruzeiro do sul)
*Horário
de verão
*Datas
comemorativas
CONHECIMENTO NATURAL
*Animais:
Habitat
*
Espécies de animais (aquáticos terrestres com pêlo, sem pêlo, úteis e nocivos,
etc.)
*Astros
(astros do dia e da noite, fases da lua, estações do ano)
ARTES
1º
BIMESTRE
Artes
Visuais:
*Desenho livre e orientado;
*Pintura com
diferentes materiais;
*Produções
com materiais diversos (areia, massa, tinta, giz, madeira, plástico, isopor,
serragem, tecido, lixa).
Dança:
*Corpo e
espaço.
Música:
*Som e
silêncio (reconhecimento dos sons);
*Intensidade
do som;
*História
sonorizada, jogos musicais e canções ritmadas.
Teatro:
*Jogos
de atenção, observação, concentração e improvisação
2º
BIMESTRE
Artes
Visuais:
*Recorte e
colagem;
*Produção
com materiais recicláveis.
Dança:
*Variação de
tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração; movimentos primitivos e
atuais.
Música:
*Apreciação musical;
*Duração do
som
*Registro
Gráfico, jogos musicais e canções ritmadas.
Teatro:
*Expressão
corporal, plástica e sonora.
3º
BIMESTRE
Artes visuais:
*Cores primárias;
*Produções informatizadas.
Dança:
*Direção, duração, tamanho e plano.
*História da dança (Iniciação)
Música:
*Altura do som;
*Registro Gráfico;
*Fontes sonoras (Experimentação de instrumentos e
materiais);
*folclore (jogos musicais e canções ritmadas).
Teatro:
*Experimentação na improvisação a partir de estímulos
diversos (temas, texto dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc., objetos, situações
físicas, imagens e sons).
4º
BIMESTRE
Artes Visuais:
*Confecção de
cartazes, máscaras, dobraduras e cartões.
Dança:
*Gestos e movimentos (imitação,
improvisação, recriação).
Música:
*Montagem de partituras criativas;
*Timbre do som;
*Fontes sonoras (Experimentação de
instrumentos e materiais);
*Jogos musicais e canções ritmadas.
Teatro:
*Jogos
improvisação com estabelecimento de regras.
LÍNGUA INGLESA
1º
BIMESTRE
*Greetings: Hi,
Hello, Bye.
* I, boy, girl (eu, menino, menina).
* My family: father, mother, brother, sister (minha
família: pai, mãe, irmão, irmã);
* the school (school,techer, students, friends) A escola (
escola, professor (a), aluno, amigos).
*Colors: blue, red, green, yellow (cores: azul, vermelho
, verde, amarelo)
*Datas
comemorativas: Easter (Páscoa) – Easter Bunny, Easter egg (coelho da
Páscoa. Ovo da páscoa ) e outros símbolos.
2º
BIMESTRE
·
Parts of the body : Face, hand,
foot (partes do corpo: rosto, mão, pé)
·
Numbers: zero, one, two, three, four, five, six, seven,
eight, nine, ten (numerous de 0 a 10)
·
Fruit:
orange, banana, apple, grape, (Frutas: laranja, banana, maçã, uva)
·
Adjectives:
Big, small (adjetivos: grande, pequeno)
·
Classroom materials: pencil, notebook, table, chair,
etc. (material escolar; Lápis,
caderno, mesa, cadeira, etc.)
·
Datas
comemorativas: mother’s Day (dia das mães).
3º
BIMESTRE
*The house: house, door, window, table, chair (a casa,
porta, janela, mesa, cadeira)
* Animals: cat, dog, rabbit, BIRD, mouse, monkey (animais:
gato, cachorro, coelho, peixe, pássaro, rato, macaco).
*Means of tranportation: bike, car, plane (meios de
transporte; bicicleta, carro, ônibus, avião).
* Clothes: pants, t0shirt, shoes (roupas: calças, camiseta,
saia, sapatos)
*Datas comemorativas: father’s Day (dia dos pais).
4º
BIMESTRE
*Toys:
Ball, doll, car, kite (Brinquedos: bola, boneca, carrinho, pipa)
*Food
and drink: Bread, Milk (comida e bebida: pão, leite)
*Means
of communication: TV, radio, computer, telefhone (meios de comunicação: TV, rádio,
computador, telephone).
*general
Review.
*Datas
comemorativas: Children’s Day (dias das crianças); Christmas: Merry Christmas,
the birth of Jesus, Santa Claus, presents/gifts, etc (Natal: feliz natal,
nascimento de Jesus, papai Noel, Presentes etc.)
·
ARTES
· 1º Bimestre
· ARTES VISUAIS
- Produzir desenho livre e orientado;
- Desenvolver a capacidade criadora em pintura com diferentes materiais;
- Produzir e valorizar trabalhos artísticos com materiais diversos (areia, massa, tinta, giz, madeira, plástico, isopor, serragem, tecido, lixa etc.).
· DANÇA
·
Explorar o mundo da imaginação e da emoção;
·
Conhecer a si próprio e aos outros;
· MÚSICA
- Despertar a percepção dos diferentes sons presentes em seu cotidiano;
- Desenvolver o senso rítmico através do esquema corporal;
- Produzir história sonorizada, jogos musicais e canções ritmadas;
- Usufruir da musicalidade conforme a Lei 11.769/2008.
· TEATRO
- Desenvolver as capacidades e as habilidades através de atividades de expressão dramática.
· 2º Bimestre
· ARTES VISUAIS
- Ser estimulado em sua percepção visual, coordenação motora e concepção de movimento organizado e integrado;
- Desenvolver a capacidade criadora ao produzir os trabalhos artísticos com materiais recicláveis.
· DANÇA
- Perceber e acompanhar ritmos;
- Respeitar a diferença motriz (mobilidade motora) e o desempenho individual.
· MÚSICA
- Criar e interpretar com musicalidade, desenvolvendo a imaginação e a relação entre emoções e ideias musicais em produções com voz, com o corpo, com diversos materiais sonoros e instrumentos;
- Desenvolver o senso rítmico através do esquema corporal;
- Usufruir da musicalidade conforme a Lei 11.769/2008.
· TEATRO
- Estimular a participação em jogos teatrais.
· 3º Bimestre
· ARTES VISUAIS
- Reconhecer cores primárias;
- Criar produções informativas.
· DANÇA
- Explorar movimentos livres;
- Perceber e acompanhar ritmos.
· MÚSICA
- Explorar fontes sonoras;
- Usufruir da musicalidade conforme a Lei 11.769/2008.
- Identificar e reproduzir sons do mundo natural e cultural.
· TEATRO
- Aperfeiçoar o desempenho na verbalização.
· 4º Bimestre
· ARTES VISUAIS
- Confiar em sua capacidade de produzir em arte, respeitando e valorizando suas produções, bem como a dos colegas;
- Expressar sentimentos, percepções, imaginações, sensibilidade e emoções ao realizar produções artísticas.
· DANÇA
- Criar pequenas coreografias;
- Apreciar as diversas danças como manifestações culturais;
- Compreender a estrutura e o funcionamento do seu corpo dentro da dança, interessando-se pela mesma como atividade coletiva.
· MÚSICA
- Relacionar estilos, movimentos artísticos, músicos e respectivas produções no contexto histórico, social e geográfico;
- Perceber as relações entre as produções musicais, as características expressivas e intencionalidade de compositores e intérpretes;
- Usufruir da musicalidade conforme a Lei 11.769/2008.
·
TEATRO
- Desenvolver habilidade de atenção, concentração, observação, articulando devidamente o discurso falado e o escrito, a expressão corporal, as expressões plásticas, visuais e sonoras.
·
Educação Física
· 1º Bimestre
·
CORPO MOVIMENTO E
SAÚDE
- Vivenciar as possibilidades e limitações do corpo em movimento ;
- Vivenciar os movimentos naturais (andar, saltar, subir, rolar, correr, balancear, equilibrar) através de atividades lúdicas;
- Conhecer-se através da avaliação Antropométrica (básica): peso, altura, envergadura.
·
JOGOS E
BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR
- Identificar e experimentar os jogos e brincadeiras tradicionais;
- Identificar e experimentar jogos e brincadeiras cantadas;
- Identificar e experimentar jogos simbólicos.
·
GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES
CULTURAIS
- Vivenciar os vários tipos de ginásticas: natural, rítmica desportiva, acrobática, artística, circense, geral, dentre outras;
- Experimentar as várias possibilidades de movimento e de manuseio de equipamentos próprios da ginástica.
·
DANÇA, CULTURA
POPULAR E CRIAÇÃO
- Reconhecer e vivenciar as diferentes danças e brincadeiras cantadas;
- Identificar e vivenciar as danças da cultura local, regional, nacional e mundial: siriri, cururu, gauchescas, bumba-meu-boi, quadrilhas, catira, frevo, congada, baião, samba, maracatu etc.
- 2º Bimestre
·
CORPO MOVIMENTO E
SAÚDE
- Experimentar atividades lúdicas que desenvolvem as habilidades, perceptivo motoras, tais como: imagem corporal, controle visual motor, coordenação motora geral, coordenação motora fina, propriocepção, orientação espacial, direcionalidade, lateralidade, noção espaço temporal, equilíbrio;
- Conhecer noções básicas de primeiros socorros.
·
JOGOS E
BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR
- Identificar e realizar jogos sensoriais;
- Identificar e vivenciar jogos cooperativos;
- Identificar vivenciar jogos pré-desportivos;
- Conhecer e brincar com brinquedos pedagógicos.
·
GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES
CULTURAIS
·
Vivenciar
brincadeiras e atividades rítmicas diversificadas com e sem música;
·
Vivenciar os movimentos
naturais (andar, saltar, subir, rolar, correr, balancear, equilibrar) através
de atividades lúdicas.
·
DANÇA, CULTURA
POPULAR E CRIAÇÃO
·
Descobrir as
possibilidades de criação de movimentos expressivos respeitando seus ritmos
individuais;
·
Desenvolver
atividades de imitação e representação simbólica no contexto da dança.
· 3º Bimestre
·
CORPO MOVIMENTO E
SAÚDE
- Experimentar atividades lúdicas que identifiquem as partes do corpo humano e suas funções;
- Vivenciar situações lúdicas que eduquem os sentidos e suas funções (audição e ouvir, visão e o olhar, tato e o tocar, paladar e o sentir o gosto, olfato e o sentir o cheiro).
·
JOGOS E
BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR
- Conhecer e praticar os jogos e brincadeiras da família, das diferentes regiões brasileiras e de outros países;
- Recriar jogos e brincadeiras;
- Construir brinquedos com materiais diversos.
·
GINÁSTICA E SUAS MANIFESTAÇÕES
CULTURAIS
- Compor e apresentar frases por meio de gestos;
- Registrar os conhecimentos aprendidos (através de desenhos ou pequenos textos escritos).
·
DANÇA, CULTURA
POPULAR E CRIAÇÃO
- Valorizar a dança como linguagem estética, produto da cultura humana que pode desenvolver o potencial artístico e criativo das crianças e jovens.
· 4º Bimestre
·
CORPO MOVIMENTO E
SAÚDE
- Vivenciar noções de higiene corporal, com a alimentação e hábitos saudáveis de vida
·
JOGOS E
BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR
- Participar de festivais de jogos com ênfase na ludicidade e na cooperação;
- Registrar os conhecimentos aprendidos (através de desenhos ou pequenos textos escritos).
·
GINÁSTICA E SUAS
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
- Registrar (oralidade, escrita, desenho e apresentações) os aspectos conceituais e práticos aprendidos.
·
DANÇA, CULTURA
POPULAR E CRIAÇÃO
·
Registrar
(escrita, desenho e apresentações coreográficas) os aspectos conceituais e
práticos aprendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário