CONTEÚDOS 4º ANO

 

LÍNGUA PORTUGUESA

1º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
-              Articulação correta das palavras;
-              Clareza e objetividade;
-              Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-              Ouvir com atenção;
-              Entonação adequada ao texto;
-              Argumentação coerente;
-              Ampliação do vocabulário.

PRÁTICA DE LEITURA

-              Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa
                Conto, piada e poema
Texto Literário em verso
                Acróstico, letras de música e poesia
Texto Epistolar
                Aviso e bilhete
Texto Publicitário
                Anúncio
Texto Instrucional
                Regras de convivência
Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente: leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-              Seqüência Alfabética;
-              Encontro Consonantal;
-              Dígrafo;
-              Irregularidades ortográficas (S/Z/Ç/C/G/J/X/CH/H inicial);
-              Formação de palavras (prefixo e radical);
-              Regras de acentuação;
-              Sinais de pontuação;
-              Paragrafação;
-              Substantivo próprio e comum;
-              Artigo definido e indefinido.

MATEMÁTICA

1º BIMESTRE
-              Sistema de numeração decimal;
-              Ampliação do sistema de numeração decimal (UDC de milhar);
-              Números naturais: leitura e escrita;
-              Ordens, classes;
-              Operações fundamentais envolvendo números naturais;
-              Adição e subtração: operações inversas;
-              Sistema de numeração romana até 30;
-              Geometria: polígonos;
-              Medida de tempo: calendário e relógio;
-              Medida de comprimento;
-              Gráfico e tabela;
-              Sistema monetário;
-              Tabuada: revisão do 2, 3, 4 e 5.

HISTÓRIA

1º BIMESTRE
MUNICÍPIO
-              O município de Sinop: criação; colonização, emancipação política, evolução histórica;
-              Administração municipal: prestação de serviços públicos;
-              Direitos e deveres do cidadão.

GEOGRAFIA

1º BIMESTRE
MEIO URBANO
-              Espaço urbano;
-              População urbana;
-              Migrantes e imigrantes;
-              Trânsito.


EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE
-              Socialização;
-              Avaliação Antropométrica (básica): peso, altura, envergadura;
-              História da educação física (teoria);
-              Evolução da educação física (teoria);
-              Capacidades Físicas: resistência; flexibilidade; coordenação, velocidade, agilidade, equilíbrio, força;
-              Jogos pré-desportivos;

ARTE

1° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
-              Pintura (materiais diversos);
-              Desenho livre ou orientado;
-              Leitura (literatura infantil) e produções visuais.

DANÇA
-              Corpo e espaço;
-              Variação do tempo: lento, moderado, acelerado, desaceleração.

MÚSICA
-              Som e silêncio (reconhecimento dos sons);
-              Intensidade do som;
-              História sonorizada;
-              Jogos musicais;
-              Canções ritmadas.

TEATRO
-              Jogos de atenção, observação, concentração e improvisação.


INGLÊS

1º BIMESTRE
-              Revisar greetings;
-              Classroom actions/comands: Sit down! Go to the blackboard! Write your name! Read page… Eraser your name. Open/close your book! (Ações da sala de aula/comandos: Sente-se! Vá ao quadro! Escreva seu nome. Leia a página… Apague seu nome. Abra/Feche seu livro!);
-              In the classroom: (Na sala de aula) revisão: teacher, students, friends, pencil, notebook, book, table, chair, pen, eraser, chalk, desk, backpack, wastebasket (professor(a), alunos, amigos, lápis, caderno, livro, mesa, cadeira, caneta, borracha, giz, carteira, mochila); acrescentar: calculator, mechanical pencil, pencil sharpener, ruler, fan, wastebasket, blackboard/whiteboard, pencil case (calculadora, lapiseira, apontador, régua, ventilador, lixeira, quadro, estojo);
-              My family: review;
-              Colors: revisar as cores aprendidas nas séries anteriores e acrescentar: dark (escuro) e ligth (claro);
-              Vegetables: carrot, cucumber, potato, tomato, onion, garlic, lettuce, beet (Vegetais: cenoura, pepino, tomate, cebola, alho, alface, beterraba);
-              Commemorative Dates: Easter (Páscoa) - Easter Bunny, Easter egg (coelho da Páscoa, ovo de Páscoa) e outros símbolos.

2º BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA

2º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
-           Articulação correta das palavras;
-           Clareza e objetividade;
-           Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-           Ouvir com atenção;
-           Entonação adequada ao texto;
-           Argumentação coerente;
-           Ampliação do vocabulário.

PRÁTICA DE LEITURA
-           Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa       História em quadrinhos, poema e conto
Texto Literário em verso
            Poesia, acróstico e quadrinha
Texto Epistolar
            Cartão
Texto Publicitário
            Cartaz
Texto Instrucional
            Receitas
Texto Jornalístico
            Reportagem

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
 leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-           Seqüência alfabética;
-           Paragrafação;
-           Sinais de pontuação (travessão/ponto final/exclamação e interrogação);
-           Substantivos simples e composto;
-           Ortografia;
-           Verbos 1ª conjugação do Modo Indicativo.

MATEMÁTICA

2º BIMESTRE
-           Sistema de numeração decimal;
-           Ampliação do sistema de numeração decimal;
-           Antecessor e sucessor;
-           Números ímpares e pares;
-           Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo;
-           Operações fundamentais envolvendo números naturais;
-           Multiplicação e divisão: operações inversas;
-           Números ordinais até 50;
-           Gráfico e tabela;
-           Geometria: ângulos;
-           Medida de tempo;
-           Medida de massa;
-           Sistema monetário;
-           Tabuada do 6 e 7.

HISTÓRIA

2º BIMESTRE
INDÚSTRIA
-           Tipos de indústria;
-           Atividades industriais locais;
-           Festas populares.

GEOGRAFIA

2º BIMESTRE
MEIO RURAL
-           Espaço rural;
-           População rural;
-           Êxodo rural;
-           Trânsito.


EDUCAÇÃO FÍSICA

2º BIMESTRE
-           Primeiros socorros: prevenção;
-           Ginástica: elementos corporais;
-           Saltos, corridas, giros, equilíbrio;
-           Jogos pré-desportivos;

ARTE

2° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
-           Recorte e colagem;
-           Apreciação, estudo e releitura de obras de artistas nacionais e regionais;
-           Histórias em quadrinhos (trabalhar a estética, margem, disposição, etc.).

DANÇA
-           Movimentos primitivos e atuais;
-           Direção, duração, tamanho e plano.

MÚSICA
-           Apreciação musical;
-           Duração do som;
-           Registro Gráfico;
-           Jogos musicais;
-           Canções ritmadas.

TEATRO
-           Expressão corporal, plástica e sonora.


INGLÊS

2º BIMESTRE
-           Parts of the body: (Partes do corpo) revisão: head, shoulder, knee, foot, ear, nose, eye, mouth, hand, leg (cabeça, ombro, joelho, orelha, nariz, olho, boca, mão, perna);
-           Numbers: review (0-20) acrescentar até 30;
-           Revisar frutas;
-           Opposites (adjectives): old/new, cheap/expensive, ugly/beautiful, long/short, big/small (velho/novo, barato/caro, feio/bonito, comprido/curto, grande/pequeno);
-           Means of communication;
-           Occupations: teacher, student, dentist, doctor, painter, driver, housewife, mechanic, secretary, maid, business man/woman, hairdresser, singer (Ocupações/profissões: professor(a), aluno(a), dentista, pintor(a), motorista, dona de casa, mecânico, secretário(a), empregada doméstica, empresário(a), cabeleireiro(a), cantor(a));
-           Commemorative Dates: Mother's Day (dia das mães).


3º BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA

3º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
-           Articulação correta das palavras;
-           Clareza e objetividade;
-           Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-           Ouvir com atenção;
-           Entonação adequada ao texto;
-           Argumentação coerente;
-           Ampliação do vocabulário;

PRÁTICA DE LEITURA
-           Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa       Lenda, história em quadrinhos e parlendas
Texto Literário em verso       Trava-língua, cantigas de roda e poesia
Texto Epistolar
            Convite
Texto Publicitário
            Propaganda
Texto Instrucional
            Regras de jogo
Texto Jornalístico
            Entrevista

Os gêneros acima relacionados deverão ser trabalhados integralmente:
leitura, interpretação e produção de forma contextualizada com a gramática.

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO

-           Introdução ao uso de pronome;
-           Sinais de pontuação;
-           Adjetivo;
-           Advérbios;
-           Artigo;
-           Concordância Verbal e Nominal;
-           Dígrafo;
-           Sinônimo e Antônimo;
-           Ortografia;
-           Verbos da 2ª conjugação do Modo Indicativo.

MATEMÁTICA

3º BIMESTRE
-           Sistema de numeração decimal;
-           Multiplicação por 10, 100, 1000 de números naturais;
-           Números racionais na sua representação fracionária;
-           Números racionais na sua representação decimal;
-           Operações com números racionais;
-           Geometria: Triângulos;
-           Medida de capacidade;
-           Sistema monetário;
-           Gráficos e tabelas;
-           Tabuada do 8.

HISTÓRIA

3º BIMESTRE
COMÉRCIO
-           Comércio de Sinop;
-           Tipos de comércio;
-           Contribuição para o desenvolvimento do município;
-           Transporte no comércio;
-           Meios de comunicação.

GEOGRAFIA

3º BIMESTRE
SINOP
-           Colonização;
-           Localização geográfica;
-           Aspectos econômicos, sociais e culturais;
-           A degradação ambiental.


EDUCAÇÃO FÍSICA

3º BIMESTRE

-           Avaliação Antropométrica;
-           Ginástica com materiais: corda, arco, bola e bastão;
-           Danças: folclóricas, populares, jogos rítmicos;
-           Expressões corporais;
-           Jogos pré-desportivos;


ARTE

3° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
-           Confecção de cartazes, cartões, dobraduras, convites, fantoches, máscaras e maquetes;
-           Produções utilizando materiais diversos (argila, jornal, serragem, cola, madeira e materiais recicláveis).

DANÇA
-           Gestos e movimentos (imitação, improvisação, recriação);
-           Criação de pequenas coreografias;
-           História da dança (iniciação).

MÚSICA
-           Altura do som; registro gráfico;
-           Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
-           Folclore (jogos musicais e canções ritmadas).

TEATRO
-           Experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons).

INGLÊS

3º BIMESTRE
-           The house: (a casa) kitchen: sink, stove, refrigerator, table, chair (Cozinha: pia, fogão, geladeira, mesa, cadeira); bedroom: bed, wardrobe, pillow, blanket (Quarto: cama, guarda-roupa, travesseiro, cobertor); living-room: TV set, stereo, sofa, telephone (Sala de estar: televisão, aparelho de som, sofá, telefone); bathroom: mirror, shower, toilet, towel (Banheiro: espelho, chuveiro, vaso sanitário, toalha);
-           Garden: flowers, grass (Jardim: flores, grama);
-           Animals: review;
-           Means of transportation: review;
-           Clothes: T-shirt, shirt, jacket, shorts, dress, pants, jeans, skirt, cap, sneakers, socks, shoes, boots, uniform (Roupas: camiseta, camisa, jaqueta, vestido, calças, jeans, saia, boné, tênis, meias, sapatos, botas, uniforme);
-           How many;
-           Articles (a/an, the);
-           Commemorative Dates: Father's Day (dia dos pais).

4º BIMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA

4º BIMESTRE
LÍNGUA ORAL
-           Articulação correta das palavras;
-           Clareza e objetividade;
-           Seqüência lógica/temporalidade/causalidade;
-           Ouvir com atenção;
-           Entonação adequada ao texto;
-           Argumentação coerente;
-           Ampliação do vocabulário.

PRÁTICA DE LEITURA

-           Leitura para apreensão das idéias com fluência, ritmo e entonação

Texto Literário em prosa       Histórias em quadrinhos, provérbios e diário*
Texto Literário em verso
            Poesia e cantigas de roda
Texto Epistolar
            Carta e e-mail
Texto Instrucional
            Folhetos
Texto Publicitário
            Outdoor
Texto Jornalístico
            Gráficos e tabelas

MATEMÁTICA

4º BIMESTRE
-           Sistema de numeração decimal;
-           Divisão por 10, 100, 1000 de números naturais;
-           Operações com números naturais;
-           Números racionais na sua representação fracionária e decimal;
-           Operações com números racionais;
-           Medidas de comprimento, massa e capacidade;
-           Sistema monetário;
-           Geometria: quadriláteros;
-           Gráficos e tabelas;
-           Tabuada do 9.

HISTÓRIA
4º BIMESTRE
AGRICULTURA E PECUÁRIA
-           A agricultura;
-           Meios de comunicação usados na zona rural;
-           Contribuição á vida rural e urbana;
-           Relação pecuária x comércio x indústria;
-           Tipos de pecuaria;
-           Cultura afro-brasileira.

GEOGRAFIA

4º BIMESTRE
SINOP
-           Relevo;
-           Clima;
-           Vegetação;
-           Hidrografia.

EDUCAÇÃO FÍSICA
4º BIMESTRE
-           Jogos pré-desportivos e intelectuais;
-           Xadrez (iniciação as regras);
-           Jogos sensoriais e recreativos;

ARTE
4° BIMESTRE
ARTES VISUAIS
-           Estudo e releitura de obras de arte;
-           Produções informatizadas.

DANÇA
-           Montagem das coreografias, observando o ritmo e a expressão corporal;
-           Pesquisas das diversas culturas, considerando as criações regionais, nacionais e internacionais.

MÚSICA
-           Montagem de partituras criativas;
-           Timbre do som;
-           Fontes sonoras (experimentação de instrumentos e materiais);
-           Jogos musicais;
-           Canções ritmadas.

TEATRO
-           Jogos improvisação com estabelecimento de regras.

INGLÊS

4º BIMESTRE
-           Toys: review;
-           Revisar food and drink (comida e bebida); breakfast: orange juice, cookies, bread, cheese, milk, butter, cake, coffee, a cup of… a glass of… (Café da manhã: suco de laranja, bolachas, pão, queijo, leite, manteiga, bolo, café, uma xícara de..., um copo de...);
-           Demonstrative pronouns;
-           Seasons: fall, summer, spring, winter (Estações: outono, verão, primavera e inverno);
-           General review;
-           Fala, leitura e escrita de frases e pequenos textos (verbos e demais componentes estruturais para formação de sentenças);
-           Vocabulary;
-           Commemorative Dates: Children's Day (Dia das Crianças); Christmas: Merry Christmas, the birth of Jesus, Santa Claus, presents/gifts, etc (Natal: Feliz Natal, Nascimento de Jesus, Papai Noel, presentes, etc).

 

Proposta Curricular de Ciências – 4º Ano do Ensino Fundamental

Temas: Água, Terra, Cadeia Alimentar, Ambiente natural modificado e Ser humano e saúde.

1º Bimestre
  • Reconhecer que a Terra vem sofrendo grandes transformações;
  • Relacionar o saneamento básico à preservação do ambiente e da  saúde das populações;
  • Identificar os estados físicos da água;
  • Reconhecer o ciclo da água;
  • Reconhecer as necessidades do tratamento da água e dos esgotos relacionando-os à defesa da saúde e à preservação do ambiente;
  • Conhecer as diferentes camadas da Terra e suas funções;
  • Reconhecer principais tipos de rocha, solos e algumas transformações da superfície terrestre (erosão);
  • Reconhecer a necessidade de preservação evitando o desperdício;
  • Avaliar as conseqüências da ação do homem para a vida no planeta.

2º Bimestre
  • Identificar plantas clorofiladas como seres vivos produtores do próprio alimento;
  • Reconhecer a fotossíntese como o processo de produção de alimentos pelos vegetais;
  • Entender as etapas da reprodução de algumas espécies de vegetais: a polinização, fecundação e germinação das sementes;
  • Perceber que existem vegetais prejudiciais à saúde do homem.

3º Bimestre
  • Conhecer os microrganismos e como eles vivem;
  • Identificar os componentes de uma cadeia alimentar;
  • Identificar os tipos de microorganismos que são utilizados pelo homem;
  • Identificar, em uma cadeia alimentar, as relações da dependência dos seres vivos;
  • Conhecer alguns componentes do ar;
  • Reconhecer os prejuízos causados pela poluição do ar;
  • Conhecer o papel dos microrganismos como decompositores;
  • Reconhecer e classificar animais vertebrados e invertebrados;
  • Diferenciar os animais por seus hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros ou onívoros;
  • Identificar as estrutura de reprodução de algumas espécies de animais.

4º Bimestre
  • Reconhecer o corpo humano como um todo integrado onde existem vários órgãos com funções diferentes;
  • Relacionar higiene, alimentação adequada e vacinação à preservação da Saúde;
  • Identificar o cérebro como órgão que controla o funcionamento do corpo humano;
  • Reconhecer a importância do lazer e do repouso para a saúde mental e física;
  • Identificar alguns órgãos do sistema digestivo relacionando-os ao processo da digestão;
  • Reconhecer a função dos rins e da bexiga na eliminação de substâncias tóxicas pelo organismo;
  • Reconhecer que as comunidades, prefeituras e o serviço de saúde pública são responsáveis por medidas que visam manter a higiene do ambiente;
  • Identificar os principais órgãos do sistema respiratório e circulatório e as funções;
  • Identificar algumas atitudes que a população deve desenvolver para manter a higiene do ambiente;
  • Valorizar hábitos de higiene social necessários à convivência saudável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário